Por que os cabelos ficam brancos com a idade?

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

De acordo com as atuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas que compõem as células se oxidam devido à ação dos radicais livres - tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons (partículas atômicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catalase). Assim, mais de 95% do oxigênio absorvido na respiração são transformados em água no interior das células, enquanto os 5% restantes passam por outras etapas antes disso e permanecem sob a forma de radicais livres. A poluição ambiental, os maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própria idade contribuem para o aumento na produção dos radicais livres, que facilitam o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, eles livres tendem a se acumular gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arterioesclerose e câncer), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de estresse emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sangüínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.

Fonte: Globo Ciência - Novembro de 93 - Texto do geriatra e professor universitário José de Felippe Jr.

Por que as pipocas estouram?

domingo, 17 de agosto de 2008

A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:

1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).

Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.

Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!!

Fonte: Revista QMC Web www.qmcweb.org

Alunos brincando com a Química

domingo, 10 de agosto de 2008

Alunos do 9°ano pegaram minha musica sobre misturas e fizeram um video. (Nota 10 para vocês).

A gordura da picanha: um sabor perigoso !!!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A gordura da picanha: um sabor perigoso !!!!!
Almoço de Domingo!!!! Saímos toda a família para comer em um restaurante próximo de casa. Após olharmos o cardápio decidimos pedir uma boa e saborosa PICANHA. Enquanto aguardavamos a chegada do pedido, solicitamos alguns refrigerantes e uma cerveja bem gelada. Após alguns minutos, o garçon nos trouxe uma bela picanha, acompanhada de feijão verde, arroz, farofa e macaxeira frita. Maravilhoso prato !!!! Estávamos todos saboreando aquela picanha, quando meu filho mais novo (Pedro) me perguntou: Pai, posso comer esta gordurinha? É muito gostoso!!!! Faz mal?Realmente, gordura em excesso faz muito mal a saúde, principalmente relacionado a problemas do coração e ao processo de envelhecimento das células. Entretando, que é saboroso é !!!! Mas por que a gordura das carnes (nesse caso da picanha) é tão saborosa? A explicação para esta situação está no fato de que as substâncias que conferem o sabor agradável das carnes são liposolúveis (capacidade de se dissolver apenas em lipídeos – gorduras) e não hidrosolúveis (capacidade de se dissolver em água). No caso da picanha de nosso almoço, as substâncias que conferem o sabor agradável, encontram-se dissolvidas naquela gordurinha deliciosa e que faz tanto mal.Então Pedro, antes de pagar a conta te digo: a gordura é realmente uma delícia, mas infelizmente em excesso, faz realmente muito mal!!!!

 
Made free by Free Blog,SEO Created by Diznews Online
by TNB